Publicado em 24/06/2019, Por Câmara Municipal

Aos vinte e quatro dias do mês de junho do ano de dois mil e dezenove, as dezenove horas e trinta minutos fizeram-se presentes os Senhores Vereadores de Faxinalzinho na Sala se Sessões da Câmara Municipal de Vereadores. Assumindo os trabalhos o presidente cumprimentou a presentes e convidou para colocarem-se de pé e juntos rezar a oração do Pai Nosso. Dando andamento nos trabalhos da Casa com a leitura da ata da Sessão Anterior nº011/2019.Posto a ata em discussão e sem manifestações foi a votação e aprovado por todos. Em seguida com a leitura do Projeto de Lei do Executivo nº014/2019.Determina alterações incidentes na lei municipal nº864/2005, de 18 de abril de 2005, que institui o programa municipal de desenvolvimento econômico, industrial de geração de empregos e renda, na forma que especifica. Posto em discussão faz uso da palavra o vereador Alberi Vieira, cumprimenta á todos, ficou melhor colocado, foi tirado a abertura de crédito, agora ficou bom. Em seguida o vereador Daniel Pavoski, faz uso da palavra e pede autorização para o senhor presidente para o senhor prefeito esclarecer, cedida o espaço pelo senhor presidente o senhor prefeito esclareceu. Sem mais manifestação foi a votação e aprovado por todos. Em seguida com a leitura do Projeto de lei do Poder Executivo Municipal nº015/2019.Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, e dá outras providências.  Posto em discussão faz uso da palavra o vereador Anderson Moreira cumprimenta a todos, a gente sabe e o senhor prefeito da discussão que vem tendo durante esses dias a gente sabe  também que o projeto posto hoje, é  única e exclusivamente para alteração do banco Badesul para Caixa, esse projeto foi aprovado e 2017 como tem a lei, quero pedir para o senhor prefeito o que aconteceu relativo que não conseguiu contratar esse crédito se foi burocracia do Badesul. O senhor Prefeito esclareceu. Primeiro quero parabenizar o senhor prefeito por esclarecer mais, das questões das emendas que vem sendo feito, mais em relativo a esse projeto, eu particularmente escutei bastante, é difícil o prefeito que não deixa os respingo, eu não sei se vou estar nessa casa na nova gestão, a minha visão hoje nessa altura do campeonato não assumir um crédito desse tamanho, eu foi um  que aprovei em 2017,eu particularmente não quero condenar uma próxima  administração. Faz uso da palavra o vereador Alberi, o rol vai ser usado garantia, se pagar por mês  o quanto que vai dar nesse valor de um milhão de reais ,em quantos anos, para pagar, o senhor prefeito esclareceu. Ainda em discussão faz uso da palavra o vereador Aneimar, senhor prefeito, assim eu estava decidido em votar contra porque não queria até que nem saísse, talvez saia pelo Badesul por justamente a dívida que vai ficar pro próximo porque o senhor bateu quatro cinco anos nas dividas que ficaram. Ainda em discussão faz uso da palavra o vereador Ivolmir, eu pergunto porque o senhor prefeito não fez no começo de sua administração o senhor teria pago tudo ou teria ido já com a caixa. Vai ficar bonito, mas quem paga é outro ai compromete os quatros anos do outro prefeito, eu pagaria e não deixava dinheiro em caixa ,eu pagava a dívida, se for fazer em menos  tempo pra não comprometer o outro administrador será que não teria como fazer, o senhor prefeito responde. Faz uso da palavra o vereador Daniel Pavoski, eu sou favorável tem que investir quem não investe não cresce acho que temos trabalhar com o hoje ,temos que investir se está dentro do limite, valorizar a cidade ,tem umas emenda que estão vindo duzentos e cinquenta mil para fazer afasto na Avenida. Ainda em discussão faz uso da palavra a vereadora Clarice eu concordo, todos os prefeitos deixam para o próximo assim os municípios crescem, valoriza, a administração   nunca deixou os agricultores sempre foram atendido. Sem mais manifestações foi a votação  e aprovado por sete votos a dois, vereadores que votaram contra Ivolmir de Moura Garcez e Anderson Alves Moreira. Em seguida com a leitura do Projeto de Lei do Executivo Municipal nº016/2019.Determina a alteração da Lei Municipal nº1524/2017, que cria o Programa de Incentivo ao Setor Agrícola nas mais variadas atividades no território do Município de Faxinalzinho, na forma que especifica. Posto em discussão faz uso da palavra o vereador Alberi, agradeço o senhor prefeito por olhar na indicação de minha autoria, nós conversemos com os colegas aqui da casa ,se fosse pagar uma a porcentagem de terra plenagem, o senhor prefeito respondeu. Sem mais manifestações foi a votação e aprovado por todos. Sem mais expedientes para o dia o Presidente agradeceu a    presença de todos dando por encerrada a sessão, cuja ata após lida discutida e aprovada será assinada pelo Senhor Presidente demais Vereadores presentes á sessão.

SALA DE SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE FAXINALZINHO AOS VINTE QUATRO DIAS DO MÊS DE JUNHO DE 2019.