Publicado em 24/09/2021, Por Câmara Municipal

ATA Nº021/2021.

Aos vinte e quatro dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e um, as dezenove horas e trinta minutos, fizeram-se presentes os Senhores Vereadores de Faxinalzinho na Sala de Sessões da Câmara. Assumindo os trabalhos, o Presidente cumprimentou os presentes e convidou para colocarem-se de pé e juntos rezar a Oração do Pai Nosso. Dando andamento o presidente solicitou a secretária a leitura da Ata n°020/2021. Posto a Ata em discussão e sem manifestações foi a votação e aprovada por todos. Em seguida o presidente solicitou a secretária a leitura da Indicação n° 019/2021, do Vereador Aniseto Dapper, dentro do possível possa executar a troca de nomes das ruas, a Rua Tiradentes passaria a se chamar rua Tadeu Wisniewski, Rua Porto Alegre passaria a se chamar Rua Estefano Kucmanski, Rua Erechim passaria a se chamar de Rua Alberto Fávero e Rua brasil passaria a se chamar Rua Valdemar José Dias. Fazendo uso da palavra o vereador autor da indicação cumprimentou a todos presentes e destacou que muitos moradores questionam por ter outras ruas com nomes de pessoas contemplados, os nomes citados para trocas são pessoas que ajudaram no crescimento do município, deu como exemplo Tadeu Wisniewski, polonês que montou a ferraria com a família, mais que ainda tem o irmão que mora no município, outra pessoa é o Estefano Kucmanski, ele foi na comunidade Coxilhão, cavaram pra montar um moinho, mais quando terminaram já não tinha quase moradores lá, então tiveram que colocar o moinho no Coxilhão Pompéia, assim a família está ai sempre contribuindo e também por ele ser um dos pioneiros, outra pessoa é o Sr. Alberto Fávero, morador muito antigo, tinha muitas terras e loteamentos aqui na cidade, foi sub-prefeito aqui de Faxinalzinho e Valdemar José Dias, segundo as histórias de Faxinalzinho, esse senhor tinha uma bodega na cidade. Foram a pedido dos familiares, também já conversei com o prefeito, ele disse que poderia colocar a indicação e valorizar, como já tem valorizado, tem tantos outros nomes para ser pensado, peço aos nobres colegas que aprovem a indicação. Ainda em discussão o Sr. vereador Ido Antônio Marcon cumprimentou a todos presentes, disse ao Sr. Aniseto Dapper que é um ato muito singelo, até porque sempre foi contra homenagear pessoas depois de mortas, disse que o prefeito deve saber que a gente corre risco em trocar nome de ruas ou até de cidade, corre o risco de qualquer cidadão dentro do município se sentir lesado e fazer uma ação contra a prefeitura, porque a documentação de luz e de água toda é fundada dentro do loteamento, dentro de uma rua, dentro de um bairro, eu sou favorável ao que o senhor está fazendo, mais que se chegar uma cobrança pra pessoa na rua Erechim e não tiver mais rua Erechim, não o nosso caso porque não tem carteiro, mais se não chegar em mãos dessa pessoa e se ela acabar levando um processo ao ser cobrada, essa pessoa  lesada pode vir a cobrar as autoridades, no caso o prefeito, é uma consciência que devemos ter,  é só pra ilustrar o que pode vir acontecer. Com a palavra o Sr. Vereador Presidente da Casa Legislativa Vilson Ademar Confortin cumprimentou a todos colegas e deu como sugestão colocar os nomes a serem homenageados nas próximas ruas de loteamento que estão sendo abertos. O Sr. Ido Antônio Marcon disse que inclusive os nomes da rua da cidade que foram trocadas a alguns anos, ainda não foram atualizadas no registro. Dando andamento a Vereadora Lindamir Ferreira cumprimentou a todos e disse que é bom, porque no bairro onde mora a correspondência de uma única casa vem em dois endereços diferentes. O Sr. Vereador Ido Antônio Marcon falou sobre uma indicação que colocou para que fizessem um mapa da cidade, dos bairros e do interior, que é para fins de segurança, ele nomear, dentro disse teria que disponibilizar pra passar os dados de endereço certo, e pela cidade ser pequena deveria estar organizada. Sem manifestações foi aprovado por todos. Sem mais manifestações foi aprovado por todos. Sem mais expedientes para o dia o presidente agradeceu a presença de todos, dando por encerrada a sessão, cuja ata após lida, discutida e aprovada será assinada pelo senhor presidente e demais vereadores presentes na sessão. SALA DE SESSÕS DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES AOS VINTE E QUATRO DIAS DO MÊS DE SETEMBRO DE 2021.